Hoje em dia, arquitetos e designers estão cada vez mais conscientes da responsabilidade que têm em liderar a construção do ambiente virtual. Mas como ele é projetado, como é construído, e qual é o grau possível de experimentação desse espaço?
Discovery: a story about rooftops, airships, robots, and inflatables é uma exposição recentemente inaugurada na galeria SCI-Arc que aborda justamente este tema. Projetado por Damjan Jovanovic e Lidija Kljakovic, fundadores do lifeforms.io - um estúdio de criação de videogames com sede em Los Angeles, Califórnia -, apresenta uma exploração a respeito da criação de mundos, da inteligência artificial e da ecologia.
A exposição é baseada em um videogame ecológico e uma simulação de um futuro próximo para o centro de Los Angeles. Ela nasce a partir das observações de uma cultura urbana emergente, com novos jardins e estilos de vida alternativos, que se originaram durante os confinamentos da pandemia da Covid-19.
Imaginamos uma nova comunidade urbana no ar, capaz de produzir sua própria energia, cultivar sua própria comida, purificar o carbono e inventar novas formas de expressão artística, oferecendo uma imagem de esperança. - Jovanovic, no texto oficial da exposição.
A narrativa da exposição também conta a história de "The Airborne Collective", um grupo de hackers que procuram criar um ecossistema próspero e promover o otimismo diante da ameaça ecológica que se aproxima.
No dia 18 de novembro às 18:00 (UTC -8) acontecerá uma conversa entre Damjan Jovanovic e John Cooper como parte da exposição Discovery. Você pode assistir a esta transmissão ao vivo no Vimeo. A instalação funcionará até 18 de dezembro de 2022.